Inicial / Diversos / Cobrapol participa do debate sobre Segurança Pública na Câmara dos Deputados

Cobrapol participa do debate sobre Segurança Pública na Câmara dos Deputados


example1
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realizou na semana passada audiência pública para discutir a greve dos policiais civis no Estado do Ceará. O presidente da Cobrapol, – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Jânio Bosco Gandra participou do debate e destacou a situação precária da polícia civil não só no Ceará, mas em todo o país.
VÍDEO COM A FALA DO PRESIDENTE GANDRA:

https://www.youtube.com/shared?ci=l582A_65Iqc

 O deputado Moses Rodrigues, um dos propositores da reunião, comentou que os policiais civis do Ceará não têm obtido êxito em suas reivindicações, que são de melhorias em condições básicas de trabalho e de melhorias salariais. No final de setembro, foi deflagrada a primeira greve, suspensa após a promessa que em uma audiência de conciliação na Justiça. Porém nenhuma proposta efetiva foi apresentada à categoria.

Em 19 de outubro, ainda sem nenhuma negociação, policiais civis fizeram protesto e acamparam por 9 dias diante da sede do governo local, sem resultado. Os policiais do estado passaram a executar a “Operação Legalidade”, ou seja, fazer só aquilo que realmente era atribuição legal do policial civil.

“O sucateamento da instituição tem promovido a evasão dos policiais, na década de 80 a instituição contava com um efetivo de 4.500 profissionais, hoje conta com pouco mais de 2.600 profissionais para atender uma população duas vezes maior que a da década de 80, tendo um salário em torno de 50% do que ganhavam na década de 80”, afirma Moses.

Veja Também

“Não podemos concordar com a proposta que mexe naqueles que fazem o país funcionar”, afirma presidente do Sinpol/SC, em audiência sobre abuso de poder

O presidente do Sinpol/SC, Anderson Amorim, representou a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – …