Inicial / Diversos / Livro Vicente Telles: o mensageiro do Contestado será lançado na segunda-feira na Alesc

Livro Vicente Telles: o mensageiro do Contestado será lançado na segunda-feira na Alesc


example1
Na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro,  às 19h, será lançado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o livro de autoria do  jornalista Moacir Pereira,  que conta na obra a história de Vida do Folclorista do Contestado Vicente Telles,  fazendo alusão ao entrelaçamento antes mesmo do nascimento  de Vicente com a história da Guerra do Contestado. O livro se chama “Vicente Telles: Mensageiro do Contestado”.

A iniciativa pioneira de Vicente Telles, um militar da reserva que, retornando à Irani, começou uma longa jornada para saber o que aconteceu em 1912 em sua cidade. A Guerra do Contestado que durou quatro longos anos e que era assunto proibido entre militares, autoridades e, em especial, entre os sofridos descendentes de caboclos e jagunços. De fato, a Guerra do Contestado ficou no subterrâneo entre 1916 e 1970.
Vicente Telles, exímio acordeonista desde a infância, dedicou os últimos 40 anos a pesquisar tudo o que trata do sangrendo episódio. Fixou-se no local onde se deu o “Combate do Irani”. Montou um memorial, o Museu do Contestado, ao lado do histórico Cemitério, o Parque temático. Tudo às margens da BR-153, cruzamento com a BR-282. Escreveu músicas, montou encenações teatrais, incentivou os estudiosos e, principalmente, fez e faz palestras frequentes para crianças e jovens, sempre com seu acordeon, falando das lutas, dos valores e da vida pura dos cablochos expulsos de sua terras. Agora, com o filho Vicentinho, produz uma opereta do Contestado.
Vicente Telles incorporou o espírito caboclo. E virou o herói vivo do Contestado.

O evento de lançamento do livro reunirá autoridades legislativas e convidados, que acompanham a história do Contestado,  muitos familiarizados com o teor dos relatos da Guerra através das palestras que o senhor Vicente Telles a décadas dissemina, por várias cidades e estados, participarão do evento.

Veja Também

Suspensão da aposentadoria especial e a falta de promoções aos policiais civis são denunciadas na tribuna da Alesc

O deputado Maurício Eskudlark denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 19, a forma …