Inicial / Gerais / Representação Política: “Precisamos construir uma nova cultura dentro da Polícia Civil”, afirma policial que é líder comunitário

Representação Política: “Precisamos construir uma nova cultura dentro da Polícia Civil”, afirma policial que é líder comunitário

Um dos assuntos abordados no 3º Congresso da Feipol-Sul que ocorreu em Florianópolis, de 24 a 26 de outubro, foi sobre a participação dos policiais civis na política.

O policial civil e filiado do Sinpol/SC, Marcos Rufino, o Caneta, destacou a importância da categoria dos policiais civis ter representação na esfera política. Caneta é agente de polícia em São José e já participou do processo eleitoral, como candidato a vereador, além de integrar movimentos comunitários.

Marcos Caneta

O policial destacou que a categoria policial civil precisa fazer uma reflexão sobre sua participação no envolvimento comunitário e consequentemente, no processo eleitoral. “Não temos a cultura de nos envolver com a comunidade, no sentido, de participar efetivamente da vida social. Apenas olhamos para nossos interesses individuais o que nos torna desorganizados para lutar por nossos direitos”, relata Caneta.

Ele enfatiza que nos três estados do Sul o número de representantes policiais civis é ínfimo se comparado à representação dos policiais militares. “Não temos a cultura de nos perceber enquanto lideranças, nem sequer, percebemos o que acontece na nossa rua. Há uma desconstrução da Polícia Civil, ficamos presos a pequenos favores da autoridade policial, no caso de recebermos um celular, viatura, não cobrança de horário e tratamento diferenciado”, lamenta Caneta.

Esse comportamento está impregnado na instituição, completa Caneta. Segundo ele, é papel do sindicato, da Delegacia Geral e até da Corregedoria construir uma nova cultura dentro da polícia civil para que a categoria seja Protagonista e Proativa dentro e fora da instituição. “Administrativamente somos frágeis, não temos oportunidade de crescer na carreira e ainda, temos a cultura de punir e não corrigir, tudo isso, influência na forma de nos posicionar, enquanto indivíduo e categoria”.

Veja Também

Sinpol/SC comemora realização de novo concurso público para Polícia Civil

A assinatura dos editais para a realização de concurso público para o ingresso na Polícia …