Inicial / Gerais / Sinpol participa do debate sobre a unificação das polícias, promovido pela Câmara dos Deputados em Florianópolis

Sinpol participa do debate sobre a unificação das polícias, promovido pela Câmara dos Deputados em Florianópolis

O presidente do Sinpol, Anderson Vieira Amorim, defendeu durante o Seminário: Unificação das Polícias Civil e Militar no país, ocorrido nesta segunda-feira (29), em Florianópolis, a unificação da polícia em ambas corporações, para então fazer o debate de unir as polícias militar e civil.

“Primeiro devemos regulamentar a própria constituição, que se quer vem sendo obedecida quando se fala de plano de carreira e policias. Não temos obediência no que está escrito nas notas taquigráficas do Congresso, quando da constituinte foi previsto algumas aplicações na carreira policial para que fossem cumpridas, e até hoje isso não foi regulamentado no seu completo vigor.”

O Seminário para discutir o tema foi realizado pela comissão especial da Câmara dos Deputados e solicitado pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC). O encontro contou com a presença dos deputados federais Jorginho Mello (PR/SC), Esperidião Amin (PP/SC), e pelo presidente da comissão, deputado Edson Moreira (PR-MG), de autoridades e representantes das duas corporações.

Além de Florianópolis, encontros como esse acontecem em outros estados brasileiros. A partir deles a comissão vai elaborar um relatório, com previsão de ser divulgado no final no primeiro semestre de 2018. Ao percorrer 20 estados brasileiros, entre eles Santa Catarina, o deputado Edson Moreira destaca que o seminário, visa oportunizar aos operadores de segurança de ambas instituições a oportunidade de debater e conhecer a proposta.

Durante o encontro, Moreira pontuou que, através de experiências de unificação policial efetivadas em outros países, como Alemanha, Itália, França, Estados Unidos e Canadá, é possível observar os modelos para que se possa ser adotado no Brasil. “Buscamos estudar e adequar um melhor modelo que unifique a atuação dos 425 mil PMs e 117 mil policiais civis que atuam nos estados brasileiros”.


example1

Veja Também

Diretores do Sinpo/SC participam de debate sobre A Crise Política Brasileira

O vice-presidente do Sinpol, Juliano Pedrini e o diretor de comunicação, Arildo Mezzari, participaram na …