Há 18 anos, foi assinada a Lei Maria da Penha, para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, e a campanha intitulada “Agosto Lilás”, serve para reforçar e conscientizar a todos acerca do tema.
As vítimas podem demorar a perceber quando se envolvem em um relacionamento abusivo, mas nunca será tarde para decidir mudar a situação. A melhor forma de prevenir é conscientizando. Saiba reconhecer os sinais e denuncie todo e qualquer tipo de violência! ✋
Um relacionamento abusivo pode apresentar:
- Ciúmes excessivos;
- Controle sobre suas atitudes;
- Limitação de vínculos e amizades;
- Agressões verbais, psicológicas ou físicas;
- Chantagens e ameaças.
Fique atenta aos sinais e saiba identificá-los!
Os chamados Ciclos de Violência são atos repetitivos dentro de um relacionamento abusivo, que costumam ser classificados em 3 fases:
Fase 1 – Aumento da tensão: Acessos de raiva por coisas insignificantes e irritabilidade excessiva, humilhando a vítima e ameaçando-a.
Fase 2 – Ato de violência: A tensão acumulada na Fase 1 se materializa em violência verbal, física, psicológica, moral ou patrimonial.
Fase 3 – Lua de mel:
Arrependimento por parte do agressor, que se torna amável para conseguir a reconciliação, fazendo com que a vítima se sinta culpada caso não o perdoe.
Até o retorno da tensão, iniciando novamente este ciclo.
Em casos de violência, as associadas do SINPOL-SC podem contar com o auxílio da Assessoria Jurídica para a defesa dos seus direitos, e com o projeto Mente Tática, garantindo o apoio psicológico.
Violência não é amor: denuncie e busque ajuda!
📞 181 – Disque-denúncia
📞 197 – Polícia Civil
O SINPOL-SC reforça o seu compromisso no combate à violência contra a mulher! Juntos, em busca de segurança para todas. 💪