SETEMBRO AMARELO: Confira os principais dados sobre suicídio no meio Policial do Brasil.

Há 10 anos, o mês de setembro é dedicado à Prevenção ao Suicídio, através da maior Campanha Internacional anti estigma do mundo, o Setembro Amarelo.

Santa Catarina é o 3º estado com o maior índice de suicídio no país, e segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a maioria dos casos estão relacionados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

Estudos apontam que as taxas de suicídio entre os Policiais é relativamente maior do que em comparação com a população geral, devido ao estresse psicológico, exposição e as pressões constantes no trabalho.

No último ano, houve um crescimento na taxa de suicídio entre Policiais Civis e Militares da ativa, transformando-se na MAIOR CAUSA DE MORTE policial no Brasil, ultrapassando até mesmo homicídios e mortes em confrontos.

Como no caso da Escrivã Rafaela Drumond, Policial Civil de Minas Gerais, que cometeu suicídio em 2023. Exemplo que reforça a importância de estarmos sempre atentos e vigilantes aos sinais e buscando manter o cuidado com a saúde mental.

A prevenção ao suicídio é um trabalho que deve ser constante, e falar sobre o assunto é um dos primeiros passos.

A dor não pode calar o nosso elo com a vida! 🎗️

Fontes: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos relacionados